Prosa e Poesia

Internetês

Ana Mello


Quando o internetês apareceu na minha casa fiquei preocupada.
Internet√™s √© a simplifica√ß√£o, abrevia√ß√£o, ou supress√£o de letras usada na comunica√ß√£o dos jovens pela internet. Tamb√©m pode significar gloss√°rio de termos utilizados na internet, telecomunica√ß√Ķes, televis√£o interativa e outras √°reas tecnol√≥gicas.
Tudo come√ßou nas conversas no MSN. Meu filho adolescente escreveu para mim ¬Ė pq vc naum xegou ainda. Traduzindo ¬Ė por que voc√™ n√£o chegou ainda? Essa conversa ficou longa, cheia de letras, e poucas vogais.
Tratei de aprender rápido o novo código para não correr o risco de ser tachada de ultrapassada. Depois foi a fase da informação. Será que isso não poderia prejudicá-lo na escrita?
A maioria dos professores acha que não. Considera que fugir das regras é divertido para os jovens, e que não estão usando uma nova linguagem, apenas uma técnica de abreviação. Aqueles que discordam argumentam que o aprendizado da escrita depende da memória visual e assim estaria prejudicando sim. Bem, se o aluno lê bastante e tem os seus textos corrigidos, supera a dificuldade facilmente.
Um canal de TV paga criou o Cyber Movie, uma sessão onde as legendas são em internetês e aumentou em 60% sua audiência. Os jovens acham mais fácil e rápido ler dessa forma e assistem mais filmes.
Mantidas as propor√ß√Ķes e as novas tecnologias, n√≥s que somos pais, tios ou av√≥s, tamb√©m t√≠nhamos os nossos c√≥digos. O objetivo era manter segredos, caracterizar nosso grupo, n√£o permitir que ningu√©m soubesse dos nossos planos. As roupas, os cortes de cabelo, as prefer√™ncias liter√°rias, n√£o deixam de ser c√≥digos que usamos para nos comunicar com esse ou aquele grupo.
O problema s√≥ existe se isso afastar os jovens de uma boa conversa. Criar uma dist√Ęncia intranspon√≠vel no relacionamento familiar.
Claro que muitos jovens brasileiros n√£o sofrer√£o desse mal. Em um pa√≠s onde a maioria n√£o usa computador o internet√™s tamb√©m ser√° um term√īmetro para medir a exclus√£o digital.
Para quem já passou dos quarenta, mas adora internet, recomendo essa nova brincadeira, é divertido, vá treinando.
Kd vc = Cade voc√™?, Flw = Falou , T+ = At√© Mais , Oq = O qu√™?, c = Se ,Vlw = Valeu, Eh = √Č, Mto = Muito, blz = Beleza, Tb = Tamb√©m, naum = N√£o, vc = Voc√™, qm = Quem, tah = t√°, certo, tudo bem, D+ = demais, aki = aqui.
V C LÊ E DIVULGA, TAH? D+ VER VC AKI.

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br